Merkel sugere à Grécia referendo sobre a permanência do país no euro

ATENAS - A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, propôs, nesta sexta-feira, que a Grécia faça um referendo sobre a sua permanência na zona do euro, em uma mensagem aparentemente destinada aos gregos sobre o seu compromisso com o duro programa de austeridade que a Europa exige em troca de nova ajuda.

A premiê da Alemanha, Angela Merkel

Thomas Lohnes/APMerkel levantou a questão em uma conversa por telefone com o presidente da Grécia, Karolos Papoulias, no qual ela também disse que a União Europeia continua a dar suporte ao programa de ajuste da Grécia e está preparada para discutir medidas de crescimento para aliviar a profunda recessão que atinge a economia grega.

Os detalhes da conversa foram divulgados em um comunicado emitido pelo governo provisório do primeiro-ministro Panagiotis Pikrammenos, que foi informado do teor da conversa nesta manhã. Na nota divulgada pelo escritório do premiê, Merkel sugeriu a Papoulias que a Grécia “realize um referendo em paralelo às eleições, propondo a questão aos cidadãos gregos, sobre o quanto eles desejam permanecer na zona do euro”.

A sugestão ocorre um dia depois que Pikrammenos tomou posse como primeiro-ministro interino, com a missão de conduzir o país até a realização de novas eleições gerais em junho.

A proposta gerou reações imediatas dos três maiores partidos gregos, o conservador Nova Democracia, o radical de esquerda Syriza e o Socialista (Pasok). Todos condenaram Merkel por interferir nos assuntos domésticos da Grécia.

Em Berlim, uma porta-vez de Merkel negou que a premiê tenha sugerido ao presidente grego a realização de um referendo sobre sua permanência na zona do euro junto com as eleições gerais em junho. “A informação reportada de que a premiê tinha sugerido um referendo ao presidente grego Karolos Papoulias está errada”, disse a porta-voz.

O escritório do presidente grego reafirmou que a Merkel fez a proposta durante a conversa dos dois líderes.
(Dow Jones Newswires)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FACEBOOK