Hollande e Obama concordam sobre importância do crescimento econômico

WASHINGTON - O novo presidente francês, François Hollande, afirmou que ele e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concordaram que o crescimento deve ser uma prioridade na zona do euro, mesmo que os países precisem adotar medidas para controlar seus gastos. Os dois líderes se encontraram pela primeira vez, nesta sexta-feira, antes da reunião do G-8, em Camp David, Maryland, três dias após Hollande assumir a presidência da França.
Pablo Martinez Monsivais/AP
No famoso Salão Oval, na Casa Branca, François Hollande e Barack Obama conversam
As duas autoridades se reuniram durante mais de uma hora, na Casa Branca, e, além do crescimento econômico, também conversaram sobre o Irã, Grécia e Afeganistão.

Hollande disse também concordar com Obama em relação ao fato de que Teerã não deve possuir armas nucleares. Sobre o Afeganistão, Hollande lembrou sua promessa de campanha de retirar as tropas francesas do país do Oriente Médio até o fim de 2012. Tal medida tem gerado incerteza sobre o papel da França na região. O presidente francês disse que seu país apoiará o Afeganistão de outras maneiras, porém não especificou quais seriam elas.
O antecessor de Hollande, Nicolas Sarkozy, era um aliado próximo de Obama, particularmente em relação às sanções contra o Irã por seu programa nuclear. O assunto estará na pauta do G-8. Os líderes ficam reunidos até amanhã.
(Dow Jones)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FACEBOOK