Org. 350 realiza Manifestação em Salvador

Manifestação em Salvador, Brasil liga os pontos entre as mudanças climáticas e os desastres naturais

May 8, 2012 by

Ativistas se reuniron para mostrar que o aumento do nível do mar, inundações, deslizamentos de encosta, a seca, e outros eventos climáticos extremos têm sido cada vez mais frequentes e intensos. Na praia, foi realizada uma intervenção cujo objetivo é demonstrar, concretamente, o perigo do avanço do nível do mar.


A manifestação criativa fazia parte do “Dia de Impactos Climáticos”, um esforço liderado pela campanha climática internacional 350.org que reuniu mais de 1.000 eventos em 150 países para tentar “ligar os pontos” entre as mudanças locais, como os desastres naturais, e a crise climática em termos mais amplos.



Para Raphael Gomes, Coordenador dos Voluntários 350.org de Salvador, “nos últimos anos, as mudanças climáticas têm trazido reflexos cada vez mais irreversíveis na vida das pessoas em todo o planeta e, por esse motivo, têm sido assunto recorrente na mídia. Pretendemos com essa campanha ‘Ligando os Pontos’, mostrar ao cidadão soteropolitano o quanto os desastres ambientais estão conectados e quanto é urgente uma ação global para que possamos voltar para o nível de segurança climática, 350ppm, que precisamos.”

Nas cidades litorâneas brasileiras, cerca de 42 milhões de pessoas (25% da população) que vivem na zona costeira, serão possíveis vítimas da elevação do nível do mar. Nas cinco principais metrópoles à beira-mar – Fortaleza, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Belém – residem mais de 22 milhões de indivíduos (Dados Greenpeace Brasil)

As previsões das equipes de cientistas são muito importantes para moradores de comunidades costeiras. Cerca de 600 milhões de pessoas, 10% da população mundial, vivem em áreas mais baixas (IPCC, 2007).

A imagem de uma criança diante de um possível cenário futuro nos remete a infinitas reflexões sobre qual é o caminho que devemos seguir e o quanto a nossa responsabilidade e poder de ação pode refletir no posicionamento e na tomada de decisões dos nossos líderes.

Durante este último ano, ondas de calor, inundações, secas e outros desastres naturais têm ajudado a aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas ao redor do mundo. Das chuvas torrenciais na América Central e das terríveis secas nos Estados Unidos e Rússia à inundações devastadoras em grande parte da Ásia, milhões de pessoas já estão sentindo os efeitos da crise climática.

O autor Bill McKibben escreveu, em 1989, O Fim da Natureza, o primeiro livro sobre aquecimento global dedicado ao público geral. Ele é cofundador da 350.org, a campanha climática internacional que organizou os eventos de hoje.

“Acabamos de celebrar o Dia da Terra. 5 de maio é mais como o Dia da Terra Partida, um testemunho mundial da destruição que o aquecimento global já está causando”, disse McKibben. “Pessoas em todos os lugares estão dizendo o mesmo: nossa tragédia não é um trauma isolado, é parte de um padrão. É hora da indústria dos combustíveis fósseis assumir a responsabilidade pelos danos que seu carbono está causando, limpando seus atos antes de que os danos se espalhem mais amplamente”.

Fontes:
350.org: http://www.350.org/en/about/blogs/amazing-day-amazing-images
Flickr: http://www.flickr.com/photos/350org/7000599912/in/set-72157629602820488/
Atenciosamente,
João Raphael G. da Silva Oliveira
Organizador de ações 350.org Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FACEBOOK