Fórum Mundial de Sustentabilidade 2011 por Glauber Machado


Por Glauber Machado

O Fórum Mundial de Sustentabilidade reuniu durante três dias na cidade de Manaus presidentes e diretores das principais empresa do Brasil e multinacionais, políticos, especialistas, organizações não governamentais e artistas para discutir sustentabilidade no Brasil e no mundo.

O evento teve a presença do 42º presidente do Estados Unidos e Fundador da Willian J. Clinton Foundantion, o ex- governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, do diretor de sustentabilidade e regeneração das Olimpiadas de Londres 2012, do fundador e presidente do Grupo Virgin, do diretor da SAATCHI & SAATCHI, Adam Werbach, do ambientalista de Paul Hawken, o ex- secretário de meio ambiente do Estado de São Paulo Fabio Feldmann e do senador da Republica Federativa do Brasil Eduardo Braga.

O foco do encontro entre empresários, especialista e representante de diversos setores da sociedade brasileira estava em discutir os novos caminhos e alternativa para sustentabilidade nas próxima decadas. Na palavras do Governador do Estado do Amazonas Omar Aziz “ é importante aproximar a temática da sustentabilidade da comunidade local e buscar estratégias para potencializar a região afim de criar oportunidades e geração de renda”. O governador colocou como desafios para alcançar este objetivo a busca por inovação, um novo modelo de logistica e investimentos do setor privado.

No primeiro dia do evento Arnold Schwarzenegger apresentou aos empresários e aos convidados o projeto do Estado da Califórnia de energia limpa e disse “ Energia limpa: Uma nova onda da inovação”, referindo- se a necessidade do estado participar ativamente do processo de inovação, expondo os beneficios econômico ,social e ambiental que a energia limpa pode proporcionar a comunidade. Já James Cameron, diretor de Exterminador do Futuro,Titanic, e Avatar e ativista do meio ambiente, em especial a floresta Amazonica, colocou na sua exposição a importância do papel do individuo e do investimento público no processo de construção de um projeto de sustentabilidade.

Quando questionado sobre a possivel construção da usina hidrelétrica de Belo Monte na floresta Amazonica, Schwarzenegger preferiu não falar diretamente, “ Achar que o Estado da California tem desafios similares ao do Brasil”, mas não perdeu a oportunidade de deixar sua opinião em relação ao impacto ambiental que as linhas de transmissão podem causar aos indigenas e a floresta. Já Cameron foi ao ponto X “ é importante um diálogo entre os agentes e a comunidade sobre Belo Monte e defendeu a não construção da usina e indicou a necessidade de buscar novas tecnologias e convidou a comunidade internacional para envolver-se na questão da energia e cooperação internacional.

No fim do primeiro dia do Fórum Dan Epstein explanou sobre “Grandes eventos e cidades sustentáveis” e apresentou o projeto das Olimpiadas de Londres 2011. Epstein mostrou a necessidade dos empreendimentos serem responsável por transformar a realidade local e propor um planejamento urbano para evolução da cidade no século 21. No caso de Londres, o jogos olimpicos de 2012 acontecerá numa região que foi totalmente regenerada, na palavra de Epstein, grandes investimentos devem ser direcionado a regiões carentes com objetivo de valorizar a região e a cidade. O local escolhido para construção das arenas e a cidade olimpica de 2012, era considerada a região mais pobre e miserável e poluida de Londres,equivalente ao tamanho de Veneza, o projeto envolveu vários setores do governo, politicos, acadêmcos e sociedade civil.

O objetivo do projeto de regeneração urbana é transformar a localidade atrativa a eventos esportivos e negocios, Epstein declarou que pensar em cidade é “planejar para evoluir” e descarta a possibilidade de bairros 100% residências, nesta caso, é preciso um mix de serviços e empreendimentos para valorizar o local e proporcionar bem estar aos moradores.

O projeto de Londres 2012 é de um parque olimpico verde e sustentável a longo prazo, para isso, Epstein não poupou esforços e tecnologia para construção das arenas montável, construida com material reciclável ( porta de carros, entulho das obras e um leque de material reciclável). Sinceramente, as Olimpiadas de Londres será uma aula de sustentabilidade e economia. Alem de um objetivo ambicioso, em 30 anos proibir a circulação de automoveis em Londres, para alcançar este objetivo, os Londrinos estão investindo em educação e cultura sustentável, como a construção de ciclovias cortando toda a cidade, investimento em transporte público e segurança.

No fim Epstein deixou um recado a todos os participantes e ao governo brasileiro, “ Brazil’s vision for the games, An institute for sustainability” ou seja, nosso país precisar olhar os investimentos para os Jogos da Copa do Mundo em 2014 e Olimpiadas 2016 com visão estratégica e a longo prazo e incentivou os lideres brasileiros a investir num Instituto de sustentabilidade.

No segundo dia do encontro de lideres no Hotel Tropical de Manaus, foi o momento dos Workshops ( 1- Água e Florestas, 2- Construções Sustentáveis, 3- Preservação das Florestas, e 4- Descarbonização da Economia), um momento para internalizar entre os convidados tematica relacionado a sustentabilidade.

Logo após os Workshop, Sir Richard Branson iniciou o segundo dia na plenária com o tema “ Estratégias empresariais para descarbonização da economia.” Suas contrinuições no Fórum estavam focada na relação empresários – sustentabilidade , inovação e engajamento da sociedade civil.

Na visão de Branson o processo de globalização da economia mundial e alguns setores privado, como as companhia aereas, automobilistica e naval são responsável por liberar CO 2 na atmosfera em grande escala, lembrando Branson é dono da Virgin Air Lines e diversos empreendimento no Estados Unidos. Na sua explanação colocou algumas estratégias para alcançar a sustentabilidade no meio empresárial, como: estabelecer metas norteadoras, otimistas, visionárias, atingiveis, identificar os ponto forte e fraco das empresa, investir na qualificação do profissional e estrutura para proporcionar um ambiente saudavél e sustentável.

Branson, colocar quantro pilares para uma empresa alcançar a sustentabilidade. 1 – Ambiental, 2- Economica, 3- Social e 4- cultural. Com base neste pilares qualquer organização pode iniciar o processo de construção de um projeto sustentável, seguindo a mesma linha de Schwarzenegger e Cameron, Branson alertou os lideres e a comunidade internacional sobre a preservação e cuidado das Florestas, principalmente a Amazonica, e colocou algumas estratégias para alcançar este objetivo: 1- diminuir o consumo de carne bovina, 2- evitar a exploração de minérios e ouro na Floresta e 3 - criar estratégias para exploração de gás e petroleo fora da área da Floresta.

Outro ponto que Branson falou aos lideres foi a situação do Japão e lamentou os ultimos acontecimentos e espera que o governo Japônes possa investir em novas tecnologias, como o Brasil considere uma possivel avaliação da matriz energetica, mas todo este discurso, Branson declarou que no momento nenhum pais deverá abandonar a Energia Nuclear de forma imediata. Lembrando que paises como França, Alemanha, Italia, Estados Unidos estão avaliando a possibilidade de abandonar esta tecnologia nós próximo 10 anos.

No terceiro e ultimo dia do Fórum Mundial de Sustentabilidade foram a plenária Fabio Feldmann e Bill Clinton. Feldmann falou sobre o projeto de sustentabilidade para o Brasil e alternativas para um desenvolvimento coerente e limpo e sua experiência frente a secretária estadual de Meio Ambiente de São Paulo.

O ex- presidente dos Estados Unidos Bill Clinton colocou na pauta do Fórum, temas da agenda internacional e diplomatica, como Wikileaks, mudanças climaticas, desafio da água no futuro, investimento em educação profissional , governança para o desenvolvimento e segurança energetica e o papel do Brasil nesta nova conjuntura de relações internacionais.

Durante a sua explanação, Clinton falou sobre sustentabilidade e rentabilidade, ou seja, é possivel um pais galgar o desenvolvimento através do uso de energia limpa, de acordo com Clinton o investimento em energia nuclear, hedrelétrica e carvão, tem um custo financeiro elevado e não gerar emprego e renda suficiente para a comunidade, além do custo operacional e segurança energetica. Outro ponto da sua falar foi sobre investimento em Parques industriais e centro universitários focado em inovação & tecnologia e governança no Brasil.

Clinton apresentou um exemplo de economia na questão da segurança energética e ambiental aos paises em desenvolvimento e desenvolvidos; A geração de energia através do lixo dos aterros sanitários, Clinton criticou o atual modelo de aterros sanitários e apresentou o modelo sueco como um case de sucesso e deve ser o ponto de orientação para consolidar e integrar um modelo de energia limpa. Na palavras do Bill Clinton, com a implantação deste modelo, é possivel economizar até R$ 30 milhões de dólares, gerar emprego e renda a familias carentes que utilizam o lixo dos aterros para sobreviver.

Quando questionado pelo lideres brasileiros presente no Fórum, em relação a implantação de projetos de energia limpa e sustentável em paises em desenvolvimento, Clinton respondeu que é necessário um plano customizado que atenda as necessidades básica e sociais de cada nação. Já sobre a Agenda americana para Meio ambiente no governo Obama, foi realista e deixou claro que Obama tem uma forte oposição no congresso norte americano, devido ao lobby de empresários, entre eles, Sir Richard Branson. Outros ponto estão a proteção de floresta nos Estados Unidos e paises em desenvolvimento, proteção dos mares e corais e minimizar os impactos dos produtos quimicos em alimentos e animais.

No momento, não é possivel tecer conclusões sobre o fórum, mas considerações, mobilizar e reunir mais de 600 liders (presidentes, diretores, acadêmicos, especialistas, políticos e jovens lideres) durante três dias para discutir Sustentabilidade e no pulmão do mundo é um passo importante para orientar o empresariado brasileiro sobre oportunidades e novos caminhos para alcançar o desenvolvimento em comunhão com o meio ambiente. Agora devemos esperar uma atitude coerente e estratégica de todos os envolvido no Fórum.


Agradecimentos a Fernando Beltrame da Eccaplan e Tulio Severo da Young Americas Business Trust (YABT).

Glauber Machado – Estudante do ultimo periodo de Relações Internacionais na UNIJORGE e convidado pela ECCAPLAN na rede social Facebook na promoção Você e a EccaPlan no Fórum Mundial de Sustentabilidade 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FACEBOOK