Explosão em usina nuclear não atingiu reator, Mas Tóquio poderá ficar sem energia eletricadiz governo do Japão

Nível de radioativiade na região da usina em Fukushima está caindo. Local foi afetado pelo tremor de magnitude 8,9 que atingiu país na véspera.

O contêiner do reator nuclear da usina de Fukushima, onde ocorreu uma explosão neste sábado (12), não foi danificado, segundo o governo japonês.


O porta-voz Yukio Edano citou a empresa que opera a usina, a Tokyo Electric Power (Tepco).

Segundo ele, não houve vazamento radioativo considerável. Ele também informou que o nível de radioatividade na região está baixando.

O nível de radioatividade registrado na sala de controle do reator número 1 chegou a ser mil vezes superior ao normal, segundo a agência de notícias Kyodo.

Edano havia confirmado mais cedo a explosão na usina nuclear Fukushima Daiichi, em Okumamachi, na província de Fukushima.

mapa usina fukushima (Foto: Arte G1)
O local foi bastante afetado pelo terremoto de magnitude 8,9 seguido de tsunami que atingiu a costa do país na véspera, provocando mortes e destruição.

O governo havia aumentado a área de isolamento em torno da usina, de 10 km para 20 km. O isolamento foi mantido, segundo o porta-voz.

O primeiro-ministro Naoto Kan pediu "calma" à população que vive em torno da usina e disse que o governo fara "todo o possível" para proteger a saúde dos habitantes. Segundo ele, o terremoto e o tsunami são um desastre natural "sem precedentes".


mapa usina fukushima (Foto: Arte G1)A companhia Tokyo Electric Power (Tepco) relatou a explosão, que foi mostrada em imagens da TV pública NHK. Paredes da usina caíram. Segundo a empresa, quatro pessoas ficaram feridas.

A explosão foi ouvida antes e após mais uma forte réplica do terremoto da véspera. Fumaça branca podia ser vista na área.

Segundo a Kyodo, os feridos estavam trabalhando para lidar com os problemas causados pelo tremor.

Agência Japonesa de Segurança Nuclear e Industrial já havia descartado que o contêiner do reator tivesse sofrido danos sérios, informou a Kyodo.

Os reatores afetados pelo terremoto respondem por 18% da capacidade de geração de energia nuclear do Japão. Um total de 30% da eletricidade do país é gerada por usinas nucleares.

Montagem com imagens da TV pública japonesa mostra fumaça erguendo-se da usina nuclear em Okumamachi, Fukushima, neste sábado (12) (Foto: Reuters)
Montagem com imagens da TV pública japonesa mostra fumaça erguendo-se da usina nuclear em Okumamachi, Fukushima, neste sábado (12) (Foto: Reuters)Interrupção de energia

A Tepco também alertou sobre o risco de uma interrupção da eletricidade na capital, Tóquio, e nos arredores, em função dos danos causados pelo terremoto nas centrais de fornecimento da região. A companhia aconselhou aos cidadãos que reduzam o consumo de energia.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FACEBOOK