Relações Brasil - África do Sul - BRIC e Conselho de Segurança da UN.

Brasil espera "importante contribuição" da África do Sul no BRIC


O governo brasileiro deu as boas-vindas à África do Sul como membro do BRIC, conforme acordado entre Brasil, Rússia, Índia e China.


Brasília - O Brasil acolhe com expectativa a entrada da África do Sul no grupo BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), notando que "a África do Sul trará importante contribuição ao grupo em razão de sua relevância econômica e de sua construtiva atuação política, a exemplo de seu engajamento em temas do continente africano e da agenda internacional".

"É fonte especial de satisfação para o Brasil o fato de que o novo membro do agrupamento seja país com o qual mantemos relações estratégicas e desenvolvemos amplos diálogo e cooperação no âmbito do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS)", refere o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.


"A África do Sul participa também, com o Brasil, de outros importantes agrupamentos, como o G-20, o G-77 e a Cúpula América do Sul-África (ASA)", acrescenta o Itamaraty.

No ano de 2011, a África do Sul estará no Conselho de Segurança das Nações Unidas ao lado de Brasil, Rússia, Índia e China, o que permitirá maior articulação do BRICS sobre temas de interesse global.

"A incorporação da África do Sul ampliará a representatividade geográfica do mecanismo em momento em que se busca, no plano internacional, a reforma do sistema financeiro e, de modo geral, a crescente democratização da governança global", diz ainda o governo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FACEBOOK