Parceria com a China é prioridade para o Brasil




O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, esteve nesta segunda-feira no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e ouviu do seu presidente, Gilberto Câmara, que a prioridade é a negociação com a China para a manutenção da parceria no programa de satélites CBERS.

No dia 13 de abril, a presidente Dilma Rousseff estará em Pequim para uma reunião dos BRICs e tratará do assunto.

Além disso, o INPE cobrou garantias de investimentos para o satélite geoestacionário e maior valorização dos seus recursos humanos, muitos com mais de 20 anos de casa.

Mercadante explicou que a instituição terá papel central na gestão da presidente Dilma Rousseff.

Segundo ele, o tema da sustentabilidade ambiental e da biodiversidade são centrais para que o país possa mudar o atual modelo de desenvolvimento, rumo a uma economia verde e criativa.

O ministro disse que dará ênfase à agenda da inovação tecnológica e que vai lutar para transformar a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) numa instituição financeira voltada para a inovação.
Ao defender o aumento da produção científica nacional Mercadante citou a economia do pré-sal como “uma grande janela de oportunidade para o desenvolvimento sustentável do país”.

Programa Espacial
O ministro da Ciência e Tecnologia informou que o Programa Espacial Brasileiro receberá atenção especial e que o pesquisador Marco Antônio Raupp - atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) assumirá a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

FACEBOOK