DIPLOMACIA MUNICIPAL

Nessa página pretendemos discutir a importância das relações internacionais na esfera municipal. Com o advento da Nova Ordem Mundial, a concepção dos atores internacionais restringida apenas à categoria Estado-Nação ficou obsoleta, e a importância de novos organismos no centro das discussões internacionais aumentou significantemente.

As prefeituras e os governos locais são o ponto mais próximo de relacionamento entre governo e sociedade, e, portanto, são ferramentas fundamentais de representação da vontade popular nas mais diferentes esferas, inclusive na esfera global. A prefeitura se tornou o centro de representatividade internacional dos mais diferentes locais do planeta, desde o rincão mais afastado no interior até a cidade mais populosa do mundo.

Além dessa questão da elevação do fator local, a possibilidade de intercâmbio de gestão e promoção de políticas públicas também elevam a necessidade de uma prefeitura internacionalizar-se. Estar em contato com diferentes culturas e idéias contribui de maneira ímpar com a avaliação das medidas tomadas pelo governo e possibilita prever alguns acertos e erros. Conhecer a fundo outras práticas de gestão pública enriquece a administrãção local e auxilia na medição de riscos das decisões políticas a serem tomadas.

O crescimento da cooperação em níveis tanto bilaterais quanto multilaterais também insta do governo local uma maior aproximação com organismos financiadores, agências de cooperação, câmaras e entidades assistenciais. Auxiliar no desenvolvimento é, inclusive, um dos objetivos do milênio das Nações Unidas.

Nesse sentido, pretendemos fazer desse espaço um fórum de discussão sobre essa prática ainda pouco desenvolvida no Brasil, mas que com absoluta certeza, em breve, estará permeando as pautas governamentais das prefeituras brasileiras.

Fonte HAIA CONSULTORIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FACEBOOK