RIO + 20 - Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável



Comissão Nacional para a Conferência se reuniu nesta segunda-feira. Evento sobre Desenvolvimento Sustentável será em junho de 2012.

A comissão nacional para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio+20, definiu nesta segunda-feira (8), durante reunião em Brasília, que a preparação do evento contará com 18 conferências nacionais, além de diálogos entre setores da sociedade civil e painéis regionais.

O Rio+20 acontece no Rio de Janeiro em junho de 2012 e a expectativa é que reúna representantes de cerca de 120 países no Brasil. As datas das conferências e demais atividades ainda serão marcadas pela organização do evento.

Segundo o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que participou do encontro, também deverá haver a criação de um portal que servirá para disseminar as idéias que estão sendo elaboradas para a conferência.

"O Brasil tem muitas coisas a contribuir em termos de políticas públicas, avanços que estamos patrocinando. É um país que assumiu posições corajosas em relação à sustentabilidade. Tem política social que todo mundo olha com interesse, tem matriz energética, tem atuado forte contra o desmatamento. Então, agora, estamos discutindo os instrumentos, a criação de um portal para disseminar a conferência que está vindo e todas as mobilizações da sociedade civil. Têm conferências, Fórum Social Mundial. Tudo vai se incorporar a agenda do Rio +20", disse.

Segundo Mercadante, em outubro deste ano, o governo federal vai usar a semana de Ciência e Tecnologia para trabalhar com o tema de mudanças climáticas e desastres naturais juntos às escolas. O objetivo é mobilizar os estudantes para a importância da preservação ambiental, principal enfoque do evento.

“Vamos usar a semana de ciência e tecnologia, que é em outubro, e o tema desse ano é mudanças climáticas e desastres naturais, para organizar a coleta do PH da água em pelo menos 100 cidades brasileiras com as crianças. Queremos dar uma ênfase no Rio mais 20 para que comecem a refletir sobre o tema".

O ministro de Indústria, Desenvolvimento e Comércio, Fernando Pimentel, disse que o trabalho desenvolvido pelo Brasil em política ambiental já é visto como um exemplo para os demais países. Na análise de Pimentel, o Rio +20 é um dos eventos mais esperados em termos de sustentabilidade ambiental do mundo.

"O novo paradigma de desenvolvimento econômico é o desenvolvimento sustentável. Não existe como fazer qualquer planejamento sem incorporar a variável ambiental. Vamos centrar muito na questão da energia limpa, do componente ambiental onde o Brasil já é uma referência mundial", disse o ministro ao final do encontro.





FACEBOOK