Sitema Educacional Australiano
Não há melhor maneira de aprender inglês do que vivendo em um país de língua inglesa. Todo ano, mais de 400 mil estudantes de 200 países passam pelas instituições de ensino australianas, seja para estudar inglês, fazer cursos vocacionais ou universitários.
Os cursos de inglês na Austrália são a porta de entrada. Um bom domínio da língua é fundamental para a experiência na Austrália, uma vez que aumentam as possibilidades de trabalho e de absorção da cultura, além de ser quesito obrigatório para ingressar em qualquer curso universitário e em muitos cursos vocacionais.
Os cursos vocacionais são muito comuns no país, pois servem de opção para os estudantes australianos e estrangeiros que desejam obter um ensino profissionalizante de menor duração e carga horária. Eles também servem de passagem para os cursos universitários, facilitando a entrada em diversas instituições.
Escolas de inglês
A Austrália possui diversas opções para quem deseja estudar inglês. Com grande quantidade de escolas e diversos tipos de cursos, há instituições particulares de alto nível espalhadas pelas principais cidades australianas, assim como centros de línguas em universidades e escolas do governo, os famosas TAFE (Technical And Further Education).
Os cursos variam do General English, passam pelos preparatórios para exames de proficiência como o Cambridge, o IELTS e o TESOL, e vão até cursos específicos para atividades como medicina ou engenharia, por exemplo.
Cursos Vocacionais
Os cursos vocacionais, também chamados de técnicos ou profissionalizantes, são alternativas para os estudantes que terminam o segundo grau mas não querem necessariamente fazer uma universidade. Eles são cursos mais curtos, com duração que varia de poucos meses a alguns anos, proporcionam certificados e diplomas e ainda podem render créditos em uma futura universidade.
Estes cursos na Austrália são oferecidos por instituições públicas chamadas TAFE (Technical And Further Education), reconhecidas pelo alto nível de ensino, e também por escolas particulares e universidades. Muitas dessas instituições trabalham diretamente com empresas do setor, facilitando o ingresso do estudante no mercado de trabalho. Business, marketing, turismo, hotelaria, contabilidade, desenho, artes e tecnologia da informação são alguns dos cursos oferecidos.
Universidades
As universidades na Austrália estão ligadas a instituições de ensino em mais de 100 países, sendo que 39 universidades australianas encontram-se ranqueadas entre as melhores do mundo. A exemplo do Brasil, os mais comuns são os certificados de bacharel, oferecidos em uma extensa gama de cursos que vai de arquitetura a zoologia.
Pós-graduações como mestrados e doutorados também são muito procurados, principalmente por quem já é formado e opta por fazer a especialização na Austrália com o intuito de adquirir novas experiências e expandir os horizontes profissionais.
As universidades australianas possuem tradição em pesquisa e estão sempre incentivando, desafiando e recompensando pesquisadores e cientistas. Não por acaso o país já acumula oito prêmios Nobel
Fale com o consultor em Educação internacional
Podemos construir seu sonho de estudar na Austrália, Fale conosco!