Oficina de Acervos Digitais do ITEIA no Forum Mundial de Midias Livres na Cupula dos Povos da Rio+20.

 


Depois de uma edição mundial (Belém 2009 e uma assembleia de Convergência no Fórum Social Mundial (Dacar2011), e dois encontros preparatórios no Norte da África (Marrakesh 2011 e Túnis 2012), as midias livres se encontram novamente no Rio de Janeiro durante a Conferência das Nações Unidas para Meio Ambiente e Sutentabilidade Rio +20. O II Fórum Mundial de Midias  Livres ( II FMML) se organizará através de painéis, desconferências (debates livres), plenárias e oficina articulados em torno de quatro eixos centrais: direito a comunicação, apropriação tecnológica, políticas públicas e movimentos sociais.

 O II FMML ocorreu paralelo a Conferência da Rio +20 e a Cúpula dos povos na Universidade Federal do Rio de Janaiero UFRJ com a necessidade de emponderar os cidadãos a partir de uma midia alternativa e livre dos grilhões e interesses privados. Observando      essa realidade o Condominio Empreendedor Cultural CEC, um coletivo de profissionais comprometido com a luta pelo conhecimento livre e por alternativas aos modelos de comunicação monopolizados ou controlados pelo poder economico e empresarial O CEC , o Instituto de Intercidadania e o Pontão de Cultura Digital Iteia ( rede colaborativa de profissionais liberais ) que atua numa plataforma online www.iteia.org.br  apresentou uma ferramenta colaborativa o “ITEIA” na oficina de Acervos digitais e Sustentabilidade Cultural como uma nova alternativa  que servem às comunidades, às lutas sociais, à cultura, à profissionais liberais e à diversidade de empreendedores socioculturais. 

O Iteia prática licenças favoráveis ao uso coletivo e não são negocios de corporações. A rede colaborativa compartilha e defende o bem comum e a liberdade de expressão para todos e todas e não apenas para as empresas que dominam o setor. Entendem a comunicação como um direito humano e, por isso, querem contribuir com a comunicação livre no mundo.

Considerando a complexidade da Rio + 20, durante as oficinas no CDC do Centro Cultural da Câmara de vereadores de Salvador ministrado pela oficineira do ITEIA,  Cristina Alves , responsável por       seleciona os estudantes; Glauber Machado, graduando em Relações Internacionais e Marketinge, e Isabela Santos, Mousan Danielson e Tatiana Anjos membros do Ponto de Cultura Luiza Mahin em Salvador. A equipe foi foi responsável pela comunicação, mobilização e apresentação da oficina com a presenca de Pedro Jatoba do Instituto Intercidadania, idealizador e expertise da rede colaborativa ITEIA.

A partir dos eixos do II FMML a oficina de Acervos Digitais e  ustentabilidade Cultural fruto em parceria    com o Fórum dos Ponto de Cultura do Estado da Bahia e do Condominio Empreendedor Cultural CEC, com apoio do Centro Digital e Cidadania CDC do Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador apresentou a oficina para um público de estudantes, expertise e profissionais da área de comunicação, Marketing, Gestores do 3 setor, diretores de ong, assessores de meio ambiente , lideres de movimentos sociais e empreendedores durante o Fórum Mundial de Midias Livres na Rio +20.

O Fórum Mundial de Midias Livres contribui com diversas propostas e debates para fortalecer a agenda dos Bens Comuns, onde comunicação e cultura são grandes bens da humanidade, indissociáveis da Justiça Ambiental e Social. E para inserir o direito e a defesa da comunicação
nos documetos, agendas e propostas dos movimentos sociais representado durante a Rio+20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FACEBOOK