A Morte Pede Carona: TRANSPORTE NUCLEAR NA BAHIA




OBSEVAÇÃO:


A LINHA PRETA REPRESENTAR O PERCUSSO DE CAETITÉ ATÉ O PORTO DE SALVADOR E ATÉ O PORTO DE ILHÉUS , O QUADRADO REPRESENTA A CIDADE DE CAETITÉ, SALVADOR E ILHÉUS.


Sim, o título já expõem uma realidade próxima. ESTAMOS PRESTES A ENTRAR PARA HISTÓRIA DO MUNDO, COM O MAIOR E PIOR ACIDENTE RADIOATIVO DA AMÉRICA LATINA.

Desde que iniciou as atividades de extração da usina de Yellow Cake na cidade de Caetité no interior do Estado da Bahia, a cidade nunca mais foi a mesma de antes. Acontece que a INB (INDUSTRIA NUCLEAR BRASILEIRA) vem promovendo a morte de cidadãos, animais e vegetação natural com inúmeros acidentes na usina.


É lamentável que o Estado da Bahia junto aos orgãos competentes estão fazendo vista grossa e ouvido de mercador. O mapa acima mostra o circuito da MORTE, ou seja, as rodovias estaduais e federais por onde a carga de Yellow Cake é transportada em caminhões (sengundo a INB é totalmente seguro o tranporte desse material) de Caetité até o porto de Salvador. Percebe-se a distância e o número de municipios atingidos pelo transporte dessa carga.De acordo com a INB existe datas especificas para o transporte do Yellow Cake e o risco de um acidente é ZERO, mas sabemos que tudo é uma simples e grosseira maquiagem. A realidade das estradas estaduais e federal são precária e insuficiente, não oferece uma logistica de segurança para o transporte de pessoas ou de produtos, muito menos de uma carga PERIGOSA como Yellow Cake.
De acordo com algumas organizações não governamentais, exemplo do GREENPEACE vem alertanto do perigo desse transporte e desse tipo de energia suja, além disso, a carga passar por regiões com ALTA DENSIDADE DEMOGRÁFICA, e quando chegar a Salvador, a situação ficar mais preta ainda, só perde para a cidade de Caetité, essa carga passar pelas principais VIAS DA CIDADE DE SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA (BR 324, AV BONOCÔ, CENTRO DA CIDADE, COMÉRCIO ( incluir a orla do Comércio) e ficar alguns ou vários dias esperando o embarque para o Canadá.

E quem esta pagando a conta? quem vai sofrer? quantos baianos precisarão morrer com doenças causada pelo contato com o Yellow Cake? vamos ser a próxima cidade ou cidades fantasmas?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FACEBOOK