CAMPANHA : Abre a Copa do Mundo 2014 Salvador

ARENA FONTE NOVA


O projeto básico de reforma do Estádio da Fonte Nova é resultado do desenvolvimento do projeto elaborado para a PMI 01/2008 – Escolha de estudos preliminares e conceituais para o Estádio Octávio Mangabeira/Fonte Nova e seu entorno, acolhido pelo Governo do Estado da Bahia em 30 de setembro de 2008.

No projeto inicial do Estádio da Fonte Nova, todo o anel superior seria substituído devido ao risco de segurança, o anel inferior no lado leste receberia recuperação e reforço de estrutura e no lado oeste seria totalmente reconstruído para abrigar as novas áreas VIP, para jogadores e imprensa.

Com as solicitações do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 – FIFA, a possibilidade de se retirar os equipamentos de atletismo do Estádio da Fonte Nova e melhorar todas as suas instalações, o projeto evoluiu, transformando o Estádio para o formato de Arena (sem pista de atletismo), porém mantendo-se o partido arquitetônico original de ferradura e com abertura no lado sul. A retirada da pista gerou alterações de geometria no Estádio, otimizando as condições de visibilidade.

Com o processo licitatório ganho pelo consórcio Odebrecht/OAS e a criação da SPE Fonte Nova Negócios e Participações, o projeto sofreu uma revisão, visando a melhora da operação do estádio e ao atendimento dos comentários de agosto/09 do LOC.

Arena Fonte Nova - Investimento R$ 591,7 milhões.


CAPACIDADE DO ESTÁDIO

A capacidade do estádio para a Copa será de 50.433 lugares, onde o setor VIP tem 880 assentos, os camarotes têm 1.127 assentos e a imprensa ocupará 3.950 cadeiras (durante a Copa do Mundo), assim a capacidade descontando-se VIP e imprensa é de 44.476 lugares, onde 3.157 são assentos de hospitalidade.

Tendo em vista o pleito de recepcionar o Jogo de Abertura da Copa, o estádio será adaptado para o cumprimento das exigências estabelecidas pela FIFA, através do seu caderno de encargos para 60 mil assentos líquidos, bem como a adaptação do Centro de Imprensa.


VÍDEO DO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO




ÁREA EXTERNA


A nova Arena contempla soluções urbanísticas adequadas, visando o menor impacto possível em seu entorno ao meio ambiente. Um dos objetivos será a valorização de seu entorno, tornando-se um marco arquitetônico e um pólo de desenvolvimento para a região, tirando partido de sua localização estratégica. Entre as propostas urbanísticas para o entorno, se destacam a construção de um estacionamento em prédio anexo a Arena, bem como praças e via de pedestres.


Em uma área total de intervenção de aproximadamente 120.000 m².







Um comentário:

FACEBOOK