Imagem pessoal: uma vitrine nas Redes Sociais


Nosso cotidiano se transforma com intensa rapidez, com tamanha repercussão são lançadas inúmeras inovações perante uma sociedade que busca se engajar no rol dessas mutações mundiais. Aquele indivíduo que não acompanha ao menos o que é básico na continuidade dos avanços tecnológicos, certamente está condenado ao esquecimento por parte de uma sociedade interligada as redes sociais.

As redes sociais beneficiam milhares de pessoas e as empresas que aderiram ao uso desses componentes inovadores para disseminar os produtos e alavancar sua aparição num mercado exigente de inovação e qualidade.

Quando utilizamos qualquer ferramenta das redes sociais é importante considerar que colocaremos nossa imagem pessoal diante de uma vitrine. Nesse contexto, queira, ou não, somos avaliados por todo o conteúdo que ali expomos, por isso, cada palavra ou mesmo uma comunidade, grupo de discussões, todos os itens são constantemente visados por uma imensa quantidade de usuários.

A partir dessa exposição, também somos julgados por nossas ações, aquilo que surgiu para nos beneficiar, nalguns momentos pode ser uma arma contra nós mesmos pelo fato de não utilizar corretamente as redes sociais.

Um conselho prático, porém muito válido nesse tipo de relacionamento, é utilizar um linguajar ético sem constar palavras inadequadas ou mesmo alguns supostos palavrões, cada ferramenta das redes sociais tem uma finalidade bem específica, o uso incorreto de cada uma delas poderá trará prejuízo ao invés de promover sua imagem.
Portanto, utilizar as redes sociais é uma tarefa séria e eficaz para o usuário que pretende se manter reconhecido pelos demais participantes. Ser membro de cada ferramenta das redes sociais é fundamental devido a especificidade de algumas empresas na escolha por excelentes profissionais, ou seja, na linguagem contemporânea, os verdadeiros talentos.

Devemos incorporar uma imagem focada naquilo que pretendemos alcançar, nesse ponto é que investiremos tempo e energia para obter os resultados desejados, a nossa imagem nas redes sociais pode proporcionar o sucesso ou nos deixar fora do páreo no mercado de trabalho.

Mais importante ainda é saber que as redes sociais não são um privilégio apenas dos integrantes das gerações Y e Z, mas uma oportunidade para as gerações anteriores poder desfrutar os avanços tecnológicos alcançados nos últimos anos por causa da revolucionária Internet.

Vale relembrar que devemos criar uma rotina de networking e não agir como francos atiradores na busca de milhares de contatos que não acrescentam possibilidades de crescimento e relacionamentos de natureza profissional.

Para quem ainda persista duvidar nas constantes mudanças impostas pela informática nos tempos de permanente globalização, devemos adotar postura de aceitação em nosso comportamento quanto às redes sociais, o conservadorismo exacerbado pelas mentes arcaicas e as ultrapassadas fórmulas estão perdendo suas forças e deixadas para a retaguarda, quem acompanha as mudanças consegue resistir ao disputado jogo do mercado e suas acirradas investidas.

Quando utilizamos as redes sociais construímos também um leque de oportunidades para atualizar nossos conceitos e essa nova roupagem servirá para aperfeiçoar cada vez mais nossa competência pelos conhecimentos adquiridos nessa amplitude divulgada pelas redes sociais.
 Parafraseando Mauricio A. Costa (2010), o ser humano é dotado pela curiosidade e pela descoberta, sua essencialidade traduz pela vontade de decifrar o desconhecido e aprender constantemente através das experiências para obter a segurança e o bem estar. Doutro modo, o ser humano é volúvel, inconstante e ansioso, sempre busca algo ainda desconhecido, o inexplicável, algo tão frenético além das fronteiras da racionalidade.

De conformidade com o atual cenário, as redes sociais se converteram numa visão prospectiva donde não haverá mais fronteiras para aquisição do conhecimento e consolidando-se num fator determinante para quem deseja a sobrevivência na arena internacional.

Gilberto Barros Lima é especialista em Relações Internacionais (IBES-SC), Pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais (ICPG-SC) e Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior (IBES-SC)

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