Da inovação ao sucesso

Fazer algo de maneira original ou inédita é uma ação que poderá levá-lo a diferenciar-se dos demais, lhe render elogios e uma sensação de sucesso alcançado.

Eu disse uma sensação, porque poderá ser somente isso que vai acontecer se você não estiver preparado para o que ainda virá como provação para saber se de fato sua idéia original se converterá em um sucesso.

Isto não é uma mandinga de quem mal-diz o sucesso alheio, é o processo natural quando partimos de uma inovação em busca do sucesso.

Quando sua idéia/inovação é apreciada pela primeira vez, o sucesso junto ao pequeno público (as primeiras pessoas que entenderam a inovação e lhe parabenizaram por ela) poderá lhe dar a falsa percepção de que você está pronto para se apresentar ao Grande Público. Cuidado, este é o primeiro grande risco.

Se você colheu elogios em um ambiente pequeno como uma empresa júnior ou mesmo em apenas um departamento da empresa, para levá-lo a uma esfera maior e obter sucesso você terá que considerar adaptações.

E ao efetuar as adaptações, você incorre no segundo grande risco, o da perda da originalidade inicial e a grande sacada que o levou a fazer o sucesso inicial.

Se você tem uma idéia original ou inovadora, ao apresentá-la – seja na empresa, na faculdade ou junto à sua comunidade – é preciso saber que críticas virão. E quanto maior o público ouvinte, mais severas, diversas e pesadas as críticas se tornarão.

Para obter sucesso na implementação de uma idéia original/inovadora, considere o seguinte processo:

1) Conheça e mantenha a essência da sua idéia. Ao considerar adaptações posteriores a essência não deverá desaparecer sob o risco de se perder a inovação proposta;

2) Erre muito. Mas, desde que sejam cometidos erros novos. Isto faz parte do processo de criação e aperfeiçoamento.

3) Considere o maior número e diversidade de opiniões quando testar a aplicação da sua idéia, de maneira a considerar a variedade existente na população a qual sua idéia será exposta quando aplicada;

4) Resiliência deverá seu seu sobrenome. Apresentar maneiras novas de fazer as coisas sempre gera desconfortos e discordâncias nos demais. Você deverá estar pronto para encará-las.

Mesmo seguindo todas as orientações e cercando-se dos melhores especialistas você fracassará. Não sempre, mas muitas vezes. Ousar e inovar tem esse preço. Pergunte-se – antes de começar – se você está mesmo disposto a pagá-lo.

Mas se estiver, você poderá ter muito sucesso. Não faltam exemplos de profissionais inovadores que passaram muitos momentos difíceis antes de colher os frutos da ousadia e da inovação. Mesmo o famigerado Eike Batista quebrou algumas empresas (uma fábria de Jipes, uma empresa de cosméticos, outra de encomendas expressas…) antes de consolidar-se como uma referência no mundo dos negócios.

Se você tem uma idéia que acha promissora, vá em frente! Aplique-a!! Seja na sua área, na empresa na qual você trabalha ou mesmo na sua própria empresa (já considerou abrir o seu negócio?). Não importa a idade nem o que você fez até o momento. Parafraseando Chico Xavier, embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

BOA SORTE!!!

FACEBOOK