FLASH MOB e as RELAÇÕES INTERNACIONAIS. O QUE É E PORQUE ESTÁ VIRANDO UMA FEBRE?

Quando se falar em Flash Mob, só pelo nome já vêem em mente, mobilidade de várias pessoas em um espaço.
Pois é, quem pensou assim, acertou ,é isso que é Flash Mob, um evento que acontece, a partir de um ideia, objetivo, realizado por um grupo de pessoas em pró de uma ação/atiivdade.
Uma definição : são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.

Sabe-se que as mobilizações de pessoas são, historicamente, um recurso muito usado, em manifestações políticas. A história está repleta delas, como por exemplo a Revolução Francesa, onde o povo, para pressionar a monarquia francesa, tomou de assalto a fortaleza-prisão da Bastilha e invadiu o palácio das Tulherias, fazendo a família real refém.

O Primeiro Flash Mob

O primeiro flash mob foi organizado via e-mail (com o endereço themobproject@yahoo.com, criado para este fim), pelo jornalista Bill Wasik, em Manhattan. Mandando o e-mail para 40 ou 50 amigos (de maneira que eles não soubessem que o evento fora planejado pelo próprio jornalista), Bill convidou as pessoas a aparecerem em frente à loja de acessórios femininos Claire’s Acessories. Segundo ele, "A ideia era de que as próprias pessoas se tornassem o show e que, apenas respondendo a este e-mail aleatório, essas pessoas criassem algo" em um mob anônimo e sem liderança.

Curiosidades

Nascido do flash mob este movimento também acontece quando pessoas comunicam-se via Internet ou algum meio de comunicação móvel e juntam-se a fim de atingir um mesmo objetivo, porém o Urban Playground quer simplesmente usar o espaço urbano para promover encontros onde as pessoas possam divertir-se, como uma batalha de bolhas de sabão, uma gigantesca luta de travesseiros,  e outros

http://www.youtube.com/watch?v=A9CmZXSSYmc


  1. The Flash Mob. Cascades Female Factory Historic Site. Female Factory Historic Site Ltd..
  2. PAZZINATO, Alceu L. e SENISE, Maria Helena V. “História Moderna e Contemporânea”. São Paulo, editora Ática, 2005.
  3. ) “1968 – As Barricadas de Maio”. http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/1968_5.htm. Acessado em 15/06/2008.
  4. HEANEY, Francis. “The Short Life of Flash Mobs”, StayFree! Magazine. http://www.stayfreemagazine.org/archives/24/flash-mobs-history.html (retirado em 02-06-2008).
  5. Goldstein, Lauren (2003-08-10). "The Mob Rules". Time Europe (18 April 2003 issue) 162 (7). ISSN 0040-781X.
  6. Wasik, Bill (March 2006). "My Crowd, or, Phase 5: A report from the inventor of the flash mob" (Subscription). Harper's Magazine: pp. 56–66. ISSN 0017-789X.
  7. Fitzgerald, Sean D.. "International Pillow Fight Day: Let the feathers fly!". National Post. March 21, 2008.
  8. MURPHY, Dean E. “Last car. Geek Party. Spread the Word”. The New York Times [ http://www.nytimes.com/2004/01/29/national/29BART.html. Acessado em 15/06/2008.]
  9. COJO. “Halloween Subway Party 10-31-03”. Acessado em 15/06/2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FACEBOOK