QUEM SOMOS
O DIPLOMACIA VIRTUAL - é, hoje, um coletivo que apóia e incentiva o primeiro curso preparatório criado e desenvolvido para SOCIALIZAR, COMPARTILHAR e COOPERAR para o concurso do Instituto Rio Branco - IRBR - ou seja, o pioneiro projeto do Curso Preparatório para o Instituto Rio Branco.
A assessoria foi criado em 2010 de forma a oferecer aos aspirantes à carreira diplomática uma preparação abrangente, que incluísse todas as disciplinas exigidas pelo concurso do Itamaraty.
O DIPLOMACIA VIRTUAL tem como metodologia a apresentação de conteúdos exclusivos, material de estudo original e atualizado, texto online e PDF , videos, filmes que constroem a estrutura do curso. A dinâmica é oferecer novos dados, discutir os conteúdos, orientar os estudos e as leituras, incrementar o repertório que os alunos já trazem de suas formações originais
OBEJETIVO
O DIPLOMACIA VIRTUAL, tem por objetivo a preparação de candidatos para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática do Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores.
Tradicionalmente, os cursos particulares preparatórios para o Itamaraty oferecem as disciplinas isoladamente, obrigando os interessados a procurarem uma série de profissionais e centros de treinamentos que talvez não tenham seus estudos direcionados a este fim especificamente. Além de todas as disciplinas indicadas para o concurso.
Para os candidatos que têm dificuldade na obtenção da bibliografia recomendada pelo guia de estudos oficial para o concurso, o DIPLOMACIA VIRTUAL está montando uma biblioteca Online especializada na preparação para a carreira diplomática.
A biblioteca do Diplomacia Virtual dispõe de livros recomendados pelo guia e outros que servem de leitura auxiliar. Estes últimos tratam de assuntos julgados essenciais que, por sua vez, são afluências aos tópicos mais importantes, além de darem maior vazão às pesquisas mais detalhadas, para os alunos que sentirem maior necessidade de conhecimentos específicos e teóricos de uma determinada área.
O DIPLOMACIA VIRTUAL tem à disposição de seus alunos as apostilas oficiais organizadas pela FUNAG (Fundação Alexandre Gusmão), Fundação essa ligada ao Ministério das Relações Exteriores, assim como, o catálogo de publicações oficiais. Estes, porém, somente estão disponíveis para consulta.
A assessoria para o Concurso de ingresso na Carreira Diplomática adota uma metodologia especializada e diferenciada, utilizada no sistema de ensino de Universidades conceituadas, e tem como propósito auxiliar o aluno, que já possui uma bagagem cultural específica para o concurso, a trabalhar os conceitos estudados, utilizando-os na análise de casos de estudo (leading cases), que abrangem todo o conteúdo programático constante do edital do concurso.
A assessoria possibilitará aos alunos um estudo mais aprofundado das disciplinas exigidas pelo concurso; uma maior interatividade com os colegas de classe, professores, e coordenador de pesquisa; o aperfeiçoamento da capacidade de análise, de pesquisa, de aprendizado ativo; de auto-avaliação do desempenho e preparo para a prova; e um maior direcionamento e foco para a produtividade do estudo.
METODOLOGIA
A metodologia enfatiza a participação dos alunos no design de seus processos de aprendizado, na capacidade dos alunos priorizarem temas que percebam como mais importantes para a consecução de suas intenções, na medida em que, cada um dos alunos, chegará preparado para as provas de seleção com seus conhecimentos “estocados” segundo critérios diferenciados. Nesse sentido, a metodologia procura respeitar as características individuais de aprendizado – learning style – explorando experiências pessoais e leituras anteriores.
Os casos de estudo oferecem a moldura aonde esse processo ocorre. Para isso, eles apresentam uma situação - condição real ou hipotética - desenhada especificamente para o desenvolvimento do aprendizado ativo dos alunos. Sua estrutura fomenta o pensamento crítico e a capacidade analítica, enquanto provê o referencial de discussão, construção e síntese de conhecimentos. Isso ocorre em um ciclo contínuo de observação, reflexão, conceituação e teste.
Os casos de estudo serão divididos nos seguintes módulos acadêmicos: História (Brasil e Mundial), Política Internacional, Geografia, Direito, Economia, Português Espanhol e Inglês, correspondentes aos módulos previstos no edital do concurso.
DINÂMICA DAS AULAS
A metodologia de ensino adotado pelo DIPLOMACIA VIRTUAL é baseada na problematização de temas que circunscrevem os conteúdos previstos no edital do concurso. Essa metodologia promove a o aprendizado autônomo baseado na análise, definição de alternativas e recomendação de resolução de problemas complexos construídos a partir de casos de estudo.
EM BREVE NOVAS TURMAS
Teremos em média 11 meses de curso preparatório.
Palestras com Especialistas nas matérias exigidas pelo concurso, Biblioteca, Internet e vários outros benefícios auxiliam os estudos de nossos alunos.
Atualizamos nossa programação e temos um curso extensivo que abrange toda a programação sugerida pelo IRBr.
Palestras, Grupos de Estudos, Biblioteca Online, Internet para Pesquisa e vários outros benefícios auxiliam os estudos de nossos alunos.
CONTATO:
GMACHADO19@GMAIL.COM